Gerson Claro comemora liderança de Mato Grosso do Sul na projeção nacional de crescimento em 2025
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro, se mostrou otimista com a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso do Sul para 2025. Com uma estimativa de 4,2% de crescimento anual, quase o dobro da média nacional de 2,2%, o Estado se destaca no cenário nacional, segundo a Resenha Econômica Regional do Banco do Brasil. Para Gerson, essa projeção reflete a atração de investimentos privados em MS, consolidando o Estado como um polo de desenvolvimento.
“Essa é uma sinalização consistente de que Mato Grosso do Sul é a bola da vez em termos de atração de investimentos privados”, afirmou Gerson. Ele atribui esse sucesso a diversos fatores, como a segurança jurídica e a responsabilidade fiscal do Estado. Com R$ 85 bilhões em investimentos privados contratados, o ambiente de negócios em MS se mostra favorável, permitindo ao governo investir com recursos próprios e captar financiamentos.
Gerson destaca a liberação de mais de R$ 2,4 bilhões em linhas de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) em 2024, um importante instrumento para fomentar projetos empresariais e rurais na região. Além disso, ele cita os mega investimentos em setores como a indústria de celulose, que, embora com maturação mais demorada, contribuirão significativamente para o crescimento econômico.
O presidente da Assembleia também aponta para a diversificação da economia sul-mato-grossense, com a plena agroindustrialização agregando valor à produção primária. “Estamos gerando emprego e renda, consolidando novas cadeias produtivas, abrindo espaço para a suinocultura, piscicultura em escala empresarial e a produção de etanol a partir do milho. A produção de laranja, por exemplo, vai dinamizar a economia de cidades onde o solo não é adequado para a soja e o milho”, explicou Gerson.
O deputado reforça seu otimismo com o cenário econômico, citando o recorde de abertura de novas empresas em 2024. Foram 11.164 empresas abertas, um aumento de 10,34% em relação ao mesmo período de 2023. Esse resultado, segundo a Jucems (Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul), é o melhor da série histórica. Como exemplo do impacto positivo, ele menciona a inauguração da maior fábrica de celulose em linha única do mundo em Ribas do Rio Pardo, gerando quase 30 mil empregos.
Cenário nacional
Mato Grosso do Sul não é o único estado com projeções positivas. O Rio Grande do Sul também se destaca, com previsão de crescimento de 4,0% para 2025. No Centro-Oeste, Goiás (3,7%) e Mato Grosso (3,3%) também apresentam projeções de crescimento impulsionadas pelo agronegócio e atividades industriais.