Investir na atenção básica alivia a pressão nas unidades de saúde de MS, defende Paulo Corrêa
O 1º secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), participou nesta segunda-feira (2) do lançamento do programa APS Digital, que inclui um investimento de R$ 14 milhões para modernizar e aprimorar o trabalho dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias nos 79 municípios do Estado.
Durante o evento, realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, Paulo Corrêa destacou a importância dos investimentos na atenção básica para aliviar a pressão sobre as unidades de saúde do Estado.
“Quanto mais investimentos na saúde da família, menos sobrecarregadas serão as unidades de saúde,” defendeu Paulo Corrêa. O parlamentar ressaltou que, com a entrega dos novos tablets e celulares pelo Governo do Estado, os profissionais que estão na linha de frente terão seu trabalho otimizado, o que permitirá um salto de qualidade na atenção básica à saúde.
“Esses equipamentos são fundamentais para que os profissionais que estão na linha de frente possam desempenhar suas funções com maior eficiência e precisão, impactando diretamente na saúde das famílias sul-mato-grossenses,” afirmou o parlamentar.
O programa APS Digital foi criado para equipar os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) com dispositivos móveis, com o objetivo de agilizar o registro de dados relacionados aos indicadores de saúde, contribuindo para um planejamento mais eficiente e tomadas de decisões mais assertivas. “Esse sistema facilita o reconhecimento territorial e social dos 79 municípios do Estado, organizando melhor as ações de saúde e garantindo um atendimento mais efetivo à população,” explicou Corrêa.
Paulo Corrêa aproveitou a oportunidade para parabenizar o governador Eduardo Riedel e o secretário de Saúde, Maurício Simões, por essa importante iniciativa. “Mas os maiores parabéns vão, sem dúvida, para os profissionais da atenção básica que estão diariamente nas ruas, visitando as famílias, e garantindo que a saúde pública funcione. A Assembleia Legislativa está à disposição desses profissionais, e nós temos muito orgulho do papel que desempenham no Sistema Único de Saúde (SUS)”, finalizou.