Sob fumaça, Camapuã enfrenta queimadas e Pedro Kemp cobra medidas urgentes
O município de Camapuã enfrenta incêndios e está coberto pela fumaça. Diante da situação, o deputado estadual Pedro Kemp (PT) cobrou medidas urgentes para garantir a solução do problema.
Através de uma indicação, Kemp acionou, nesta quinta-feira (22), o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Elias Verruck e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Frederico Reis Pouso Salas.
“Solicitamos medidas de combate e prevenção ao fogo. O acesso é a rodovia MS-142, no sentido Areado. Recebemos o pedido dos moradores e proprietários rurais. Toda a região sofre uma das secas mais intensas da última década. Camapuã não está recebendo a atenção do poder público. A cidade conta apenas com a ação dos trabalhadores e proprietários das fazendas, que não receberam treinamento apropriado de combate ao fogo. Não existem brigadistas. Na região, aqueles que procuram combater o fogo estão fazendo treinamento da técnica, porém, sem equipamentos apropriados, o que aumenta o risco de danos à saúde e até mesmo ameaça à vida”, disse Kemp cobrando o mesmo empenho que tem sido dado à região pantaneira.
O problema acontece desde o último sábado (17), quando um incêndio de grandes proporções devastou áreas de vegetação em propriedades rurais na região de Cachoeirinha, entre os municípios de Camapuã e São Gabriel do Oeste. O avanço rápido das chamas foi impulsionado por ventos fortes e ainda, o clima seco. No sábado, uma equipe da prefeitura foi enviada ao local para apoiar os proprietários rurais na tentativa de conter o incêndio.
O fogo, que pode ser avistado de longe, já está a cerca de 30 km de distância de Camapuã. Segundo informações da imprensa, a estimativa é de que até o momento cerca de 3 mil hectares tenham sido afetados pelo incêndio.