Governo, AGEMS e Energisa entregam energia solar ao Parque de Exposições
Entrega vai beneficiar mais de 120 mil pessoas na Expogrande 2024
A 84ª edição da Expogrande, tradicional evento sul-mato-grossense conhecido por sua grandiosidade e representatividade no agronegócio abriu as portas na última quinta-feira, em Campo Grande, para celebrar grandes avanços. O evento marca não só um momento de celebração do setor, mas também o lançamento de um importante projeto de eficiência energética.
Resultado de uma parceria entre a AGEMS e a Energisa, por meio da Aneel, o projeto teve como objetivo promover a sustentabilidade no Parque de Exposições Laucídio Coelho, sede da Acrissul. A iniciativa já foi realizada com sucesso em outros locais da cidade, como o Camelódromo e o Mercadão Municipal, que agora opera com 100% de energia fotovoltaica.
Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel destacou a importância do projeto e o desenvolvimento de um Estado mais verde e renovável rumo ao carbono neutro.
“Parabenizar o Carlos Alberto da nossa AGEMS porque assinamos junto com o Marcelo da Energisa o projeto de eficiência para esse parque que além de economia gera resultado direto para a associação e a melhoria na qualidade da iluminação de todo o parque, obrigado a vocês por isso”, ressalta Riedel.
O lançamento desse projeto durante a Expogrande 2024 demonstra a importância do evento não apenas como um espaço de negócios e entretenimento, mas também como um agente de mudança positiva em questões ambientais. A iniciativa demonstra que é possível combinar progresso econômico com responsabilidade ambiental, criando um futuro mais sustentável.
“Temos que valorizar o que temos de melhor em nosso Estado e principalmente na nossa Capital e o Parque de Exposições sem dúvida é uma referência para os eventos e principalmente para o agro. Essa foi mais uma importante entrega para garantir a economia de energia elétrica e com certeza novos projetos virão para fortalecer ainda mais o nosso Estado”, afirma o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.
O Projeto
Foram instaladas 114 placas solares, capazes de gerar 65,55 kWp inicialmente. Essas placas solares, dedicadas à produção de energia fotovoltaica, representam uma iniciativa fundamental para reduzir a dependência de fontes tradicionais de eletricidade, ao mesmo tempo em que promovem uma abordagem mais limpa e sustentável.
Além disso, foram colocados equipamentos mais eficientes em termos energéticos, como projetores de LED de 100 e 200 watts e luminárias públicas de 100 watts. Essa abordagem visa otimizar o consumo de eletricidade, tornando todo o sistema mais eficiente.
“Neste ano em que a Expogrande, uma das principais feiras agropecuárias do país, celebra a conquista do Selo Evento Neutro, nos sentimos orgulhosos por termos, de alguma forma, colaborado com esse momento. É um investimento de extrema importância que além de reduzir o desperdício e contribuir para a sustentabilidade global, vai representar uma economia mensal de 10% na conta de energia da instituição”, comenta Marcelo Vinhaes, diretor-presidente da Energisa MS.
Com essas medidas, espera-se uma economia de energia de 133,14 MWh/ano no Parque de Exposições. Essa redução não só trará benefícios financeiros, mas também reforça o compromisso com a responsabilidade ambiental. A iniciativa representa um passo importante em direção a práticas mais sustentáveis e alinhadas com as exigências atuais de preservação ambiental.