Sesau investiga morte de criança por meningite na Capital
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) investiga a morte de uma criança, de 7 anos, com a suspeita de meningite, em Campo Grande. A escola onde ela estuda vai receber a visita profissionais da área de saúde que vão verificar a situação do cartão de vacinação dos alunos.
A visita na Escola Municipal Professor José de Souza – Zezão, está prevista para acontecer na tarde desta terça-feira (6).
De acordo com a Sesau, a visita é uma ação de rotina, pela suspeita que a morte tenha sido causada pela doença. Foram coletados diversos exames para identificação da causa da morte, a criança tinha sintomas respiratórios importantes, assim como as irmãs dela.
A secretaria afirmou ainda que espera todos os resultados para confirmar com exatidão a causa da morte. A mãe e a irmã da criança também estão sendo monitoradas, pois estão com sintomas gripais. As duas devem fazer testes para influenza.
Meningite
Meningite é uma síndrome que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. Para alguns destes, existem medidas de prevenção primária, tais como vacinas e quimioprofilaxia.
Segundo o Ministério da Saúde, as vacinas estão disponíveis no programa nacional de imunização para prevenção das principais causas de meningite bacteriana