Jornalista Artur Xexéo morre aos 69 de câncer no Rio

Jornalista Artur Xexéo morre aos 69 de câncer no Rio

No último domingo (27), morreu o jornalista Artur Xexéo, aos 69 anos, de parada cardiorrespiratória. O jornalista foi diagnosticado recentemente com o câncer linfoma não Hodgkin e estava internado na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro.

A carreira de Xexéo começou no Jornal do Brasil. Depois, passou por redações de revistas como Veja e IstoÉ. Atualmente era colunista do Jornal O Globo e comentarista de cultura da emissora GloboNews.

Também trabalhou como crítico de cinema durante a transmissão do Oscar na TV Globo. Escreveu as biografias de Janete Clair e Hebe Camargo, além de ter escrito peças teatrais e roteiros de TV (entre eles os das séries Pé na Cova e O Sexo e as Negas).

Xexéo escreveu os musicais, A Garota do Biquíni Vermelho (2010), dirigido por Marília Pêra, sobre a vida da atriz Sônia Mamede; e Nós Sempre Teremos Paris (2012), dirigido por Jaqueline Laurance e estrelado por Françoise Forton. Em 2016, homenageou um dos maiores ícones do samba com o musical Cartola – O Mundo é um Moinho. Sua última obra no teatro foi a adaptação do espetáculo americano A Cor Púrpura, em 2019.