Gerson Claro comemora liderança de Mato Grosso do Sul na projeção nacional de crescimento em 2025

Gerson Claro comemora liderança de Mato Grosso do Sul na projeção nacional de crescimento em 2025

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro, se mostrou otimista com a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso do Sul para 2025. Com uma estimativa de 4,2% de crescimento anual, quase o dobro da média nacional de 2,2%, o Estado se destaca no cenário nacional, segundo a Resenha Econômica Regional do Banco do Brasil. Para Gerson, essa projeção reflete a atração de investimentos privados em MS, consolidando o Estado como um polo de desenvolvimento.

“Essa é uma sinalização consistente de que Mato Grosso do Sul é a bola da vez em termos de atração de investimentos privados”, afirmou Gerson. Ele atribui esse sucesso a diversos fatores, como a segurança jurídica e a responsabilidade fiscal do Estado. Com R$ 85 bilhões em investimentos privados contratados, o ambiente de negócios em MS se mostra favorável, permitindo ao governo investir com recursos próprios e captar financiamentos.

Gerson destaca a liberação de mais de R$ 2,4 bilhões em linhas de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) em 2024, um importante instrumento para fomentar projetos empresariais e rurais na região. Além disso, ele cita os mega investimentos em setores como a indústria de celulose, que, embora com maturação mais demorada, contribuirão significativamente para o crescimento econômico.

O presidente da Assembleia também aponta para a diversificação da economia sul-mato-grossense, com a plena agroindustrialização agregando valor à produção primária. “Estamos gerando emprego e renda, consolidando novas cadeias produtivas, abrindo espaço para a suinocultura, piscicultura em escala empresarial e a produção de etanol a partir do milho. A produção de laranja, por exemplo, vai dinamizar a economia de cidades onde o solo não é adequado para a soja e o milho”, explicou Gerson.

O deputado reforça seu otimismo com o cenário econômico, citando o recorde de abertura de novas empresas em 2024. Foram 11.164 empresas abertas, um aumento de 10,34% em relação ao mesmo período de 2023. Esse resultado, segundo a Jucems (Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul), é o melhor da série histórica. Como exemplo do impacto positivo, ele menciona a inauguração da maior fábrica de celulose em linha única do mundo em Ribas do Rio Pardo, gerando quase 30 mil empregos.

Cenário nacional

Mato Grosso do Sul não é o único estado com projeções positivas. O Rio Grande do Sul também se destaca, com previsão de crescimento de 4,0% para 2025. No Centro-Oeste, Goiás (3,7%) e Mato Grosso (3,3%) também apresentam projeções de crescimento impulsionadas pelo agronegócio e atividades industriais.