Capital bate recorde de temperatura em 2023 e marca 39,4°C

Capital bate recorde de temperatura em 2023 e marca 39,4°C

Após mais um dia de ‘um sol para cada um’, Campo Grande atingiu o recorde de 2023 quando o assunto é altas temperaturas. Ontem, a cidade morena registrou nada mais, nada menos, que 39,4°C fazendo a sensação térmica ultrapassar os 41°C.

Conforme o meteorologista Natálio Abraão, a segunda-feira foi o dia mais quente do ano na Capital, que vem quebrando um recorde atrás do outro por conta da onda de calor que insiste em continuar atingindo a região centro-sul do país.

“No dia 23 de outubro houve novo recorde de temperatura máxima do ar na Capital, com valor de 39,4°C. Além disso, Aral Moreira e Ponta Porã também tiveram novos recordes com valores de 37,7°C e 38°C, respectivamente”, disse o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Ainda segundo o Cemtec, as cidades de Água Clara registrou 42,2°C e Pedro Gomes com 41,2 também ultrapassaram a marca anterior das altas temperaturas.

Enquanto os termômetros estão lá no alto, é preciso ficar atento também a umidade relativa do ar. Uma vez que ela está abaixo do recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), por conta do tempo seco. Em Campo Grande, o valor ficou na casa dos 22%.

Em Mato Grosso do Sul, a médica ontem variou entre 18% e 34% de umidade relativa. A orientação da OMS, em casos como esse, é evitar exposição prolongada ao sol e se manter hidrato ao longo de todo o dia.