Prefeitura entrega veículos aos conselhos tutelares da Capital
A Prefeitura de Campo Grande entregou, na manhã desta terça-feira (15), cinco novos veículos aos Conselhos Tutelares da Capital. Os automóveis serão utilizados para atender às demandas de atendimentos dos conselhos tutelares Centro, Norte, Sul, Região Bandeira e Lagoa.
A entrega das chaves aos conselheiros foi realizada pelo prefeito Marquinhos Trad durante cerimônia no Paço Municipal e contou com a presença do secretário municipal de Assistência Social, José Mario Antunes, além de superintendentes da Secretaria Municipal de Assistência Social, profissionais que atuam nos Conselhos Tutelares e de entidades representativas da rede de Assistência Social do município.
“Essa é uma gestão que trabalha pelo ser humano. Tenho certeza que os profissionais aqui presentes levantam todos os dias com a motivação e de ajudar ao próximo. Quem atua com esse foco, tem êxito em todos os projetos. E é essa união que nos faz superar os desafios”, pontuou Marquinhos.
O secretário municipal de Assistência Social, José Mário Antunes, ressaltou a importância da atuação dos conselheiros tutelares e da rede de Assistência Social no resgate dos vínculos familiares. “Nós somos restauradores de relacionamentos, por isso é fundamental ressaltar a dedicação e o trabalho que os conselheiros e toda a nossa rede, que incluem os Cras e Creas, desenvolvem quanto a prevenção, evitando que ocorra o rompimento dos laços familiares”, disse.
A vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Alessandra Rossi, explicou que os veículos são uma ferramenta importante e contribuem para que os atendimentos dos conselheiros tutelares ocorram de forma mais ágil.
“Eles são os primeiros a entrar em contato com a criança ou adolescente que sofreu violação de direitos e as regiões atendidas por eles são populosas, compreendem vários bairros, por isso esses novos carros são importantes para esse deslocamento”, afirmou.
Os cinco Fiat Siena já estão emplacados e identificados com adesivos dos Conselhos Tutelares e serão colocados em serviço a partir desta terça-feira.
Papel do Conselho Tutelar
Atualmente existem mais de cinco mil Conselhos Tutelares espalhados pelo país, que têm a tarefa de garantir os direitos da população de até 17 anos. O órgão recebe denúncias de maus tratos para averiguação, sendo responsável por conduzir os trâmites, além de também ser responsável por atender e encaminhar crianças e adolescentes vítimas de abuso.
O objetivo é garantir a proteção da criança ou do adolescente que estão em situação de vulnerabilidade. O Conselho não é responsável por atender as crianças e sim atuar para que os órgãos responsáveis realizem o atendimento.
O órgão é composto por cinco pessoas que são escolhidas por meio de eleição, a cada quatro anos. A partir de 2015 o pleito se tornou unificado em todo o país, ocorrendo sempre no mês de outubro.
Um dos canais para realizar as denúncias é o Disque 100. A ligação é gratuita e pode ser anônima. O serviço funciona em todo o país 24 horas e encaminha as denúncias para os conselhos tutelares.
Os contatos dos Conselhos Tutelares de Campo Grande estão disponibilizados no site da Prefeitura de Campo Grande no link https://cartadeservicos.campogrande.ms.gov.br/categorias/conselhos-tutelares/?post_type=csc-servicos