Prefeitura amplia aplicação da terceira dose para pessoas com 60 anos ou mais com alto grau de imunossupressão

Prefeitura amplia aplicação da terceira dose para pessoas com 60 anos ou mais com alto grau de imunossupressão

Nesta sexta-feira, dia 03 de setembro, a Prefeitura de Campo Grande amplia a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 60 anos ou mais com alto grau de imunossupressão. A vacinação com a dose de reforço para os idosos acima de 75 anos, assim como a aplicação da segunda dose da Comirnaty-Pfizer, Astrazeneca-Oxford-Fiocruz ou Coronavac-Sinovac-Butantan, continuam. O atendimento inicia à tarde, com horário estendido nos drives e polois.

Conforme a orientação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o paciente imunossuprimido deverá apresentar no ato da vacinação o laudo médico que ateste um das condições relacionadas abaixo:

I – Imunodeficiência primária grave.
II – Quimioterapia para câncer.
III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH)
em uso de drogas imunossupressoras.
IV – Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3.
V – Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente,
por ≥14 dias.
VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune.
VII – Pacientes em hemodiálise.
VIII – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas,
auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Para os indivíduos com alto grau de imunossupressão o intervalo para a dose de reforço deverá ser de 28 dias após a última dose do esquema básico, conforme NOTA TÉCNICA Nº 27/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS, do Ministério da Saúde.

Calendário de vacinação

Conforme o calendário estabelecido pela Sesau, além da aplicação da terceira dose para os imunossuprimidos, a aplicação da dose de reforço segue para as pessoas com 75 anos ou mais vacinadas com a segunda dose até o dia 05 de março.

Devem receber ainda a segunda dose as pessoas vacinadas com Astrazeneca até o dia 06 de julho, com a Pfizer até o dia 09 de julho ou com a Coronavac até o dia 14 de agosto.